IX FORUM DE C,T&I DO CERRADO e

II PRÊMIO SBPC/GO DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA - 2015

 

Sustentabilidade propositiva, interiorização da ciência, tecnologia e inovação em Goiás, além da premiação dos ganhadores do II Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência – 2015 marcaram o XI Fórum de C,T&I do Cerrado.

 

Nos dias 02 e 03 de dezembro, as questões de sustentabilidade e do conhecimento científico foram objetos de desdobramento na fala de pesquisadores doutores de diversas instituições de ensino superior, para um público atento e que lotou o auditório da Faculdade Nossa Senhora Aparecida (FANAP), em Aparecida de Goiânia.

 

O teor propositivo, concebido pela Prof.ª Dr.ª Márcia Cristina Hizim Pelá, autora do projeto: IX Fórum de C,T&I do Cerrado foi o eixo central e esteve presente na fala de todos, desde sua abertura feita pelo Prof. Dr. Romão da Cunha - Secretário Adjunto da SBPC/GO e da Prof.ª Dr.ª Iara Barreto - coordenadora da FANAP e anfitriã do evento. Realizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Regional Goiás (SBPC/GO) recebeu o apoio da FANAP e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) / Governo de Goiás.

GALERIA DE FOTOS - ABERTURA

SUSTENTABILIDADE PROPOSITIVA

 

Dedicadas à discussão de visões e propostas sustentáveis envolvendo atores de diversos segmentos do conhecimento, a mesa redonda: SUSTENTABILIDADE PROPOSITIVA NA C,T&I EM GOIÁS (dia 2), contou com a participação do Prof. Dr. José Querino Neto, da Prof.ª Dr.ª Elaine Barbosa da Silva com mediação do Prof. Dr. José Izecias de Oliveira. A palestra: PROPOSTAS DE SUSTENTABILIDADE PARA AS CIDADES EM MOVIMENTO (dia 3) proferida pelo Prof. Dr. Nivaldo dos Santos, contou com a mediação do Dr. Gil César Costa de Paula.

 

Em ambos momentos, foram levantadas algumas questões e apresentadas sugestões sobre as mudanças necessárias e desejáveis em conhecimento, ciência, tecnologia e inovações para a construção de uma sociedade humana mais justa e sustentável.

GALERIA DE FOTOS - MESA REDONDA E PALESTRA

INTERIORIZAÇÃO DA C,T&I EM GOIÁS

 

Um momento de grande importância histórica para C,T&I em Goiás, foi a assinatura do convênio entre o Instituto Federal Goiano (IFG) - Rio Verde, a Prefeitura Municipal de Rio Verde e a FAPEG.

 

Alinhavado pela SBPC/GO o convênio, na ordem de R$ 6 milhões de reais aplicados em 2 anos, possibilitará a cooperação para o desenvolvimento de projetos de pesquisas em inovações tecnológicas na agricultura e agricultura familiar, de interesse do Munícipio de Rio Verde e com relevância estratégica para o desenvolvimento do Estado de goiás.

 

Para o Secretário da SBPC/GO, Prof. Dr. Reginaldo Nassar Ferreira, a proposta é para que os municípios que abrigam instituições de ensino superior apliquem em pesquisas, e que a FAPEG, por exemplo, destine contrapartidas para projetos e pesquisas que visem promover o desenvolvimento regional. A expectativa é que, por meio de ações e parcerias entre comunidade cientifica, governos municipais, estadual e federal sejam destinadas bolsas de fixação de pesquisadores experientes, além de iniciação científica, em número maior.

GALERIA DE FOTOS - ASSINATURA DO CONVÊNIO

II PRÊMIO SBPC/GO DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA - 2015

 

A alegria e a emoção se fizeram presentes no encerramento do IX Fórum de C,T&I do Cerrado, durante a Solenidade de Entrega dos certificados e prêmios para os participantes e orientadores selecionados no II Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência – 2015.

 

Foram certificados 24 trabalhos que comporão a edição do livro: Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência – Edição 2015, com previsão de lançamento para os primeiros meses de 2016, na forma impressa e através de download pela internet. Os primeiros colocados nas seis áreas de conhecimento, propostas no edital do certame, receberam um tablet como prêmio de incentivo à produção científica.

 

Os trabalhos foram dirigidos pela Prof.ª Dr.ª Nusa Silveira, coordenadora geral do Prêmio SBPC/GO e Prof.ª Drª Rosália Jesuino, coordenadora do Projeto Socializar.

GALERIA DE FOTOS - SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO

Fotos: Jota Ribeiro (Laffe Studio)

Apoios: